domingo, 1 de março de 2009

Retranca intelectual


Não quero ser insistente, nem implicante, nem pessimista. Mas a direção do Grêmio precisa escolher entre conquistar títulos ou acolher o Celso Roth. Está mais do que comprovado que este senhor não tem a menor condição de conduzir uma equipe do tamanho do Grêmio.
Sua fama de retranqueiro ultrapassa o limite das táticas de jogo. Roth sofre de uma espécie de “retranca intelectual”, de uma incapacidade de articular pensamentos um pouco mais complexos do que o óbvio. Ideias antigas (e poucas) de postam em frente à mente do professor com volantes toscos e não o deixam pensar um time moderno, eficiente, compacto. O Brasileirão do ano passado mostrou a falta de repertório do técnico, a ausência de recursos do conhecimento. O jogo de estreia na Libertadores foi um compacto da falta de alternativas técnicas.
Com falas esquisitas, evidencia a sua incapacidade de situar-se nos momentos do time, de entender o que é o Grêmio e o que é futebol. Vejamos algumas asneiras que o professor disparou na sexta-feira. “O grenal importa pouco. Eles (a torcida) querem ganhar tudo”. Então, porque jogou? Porque não escalou os reservas? Foi assim que ele “motivou” o time para entrar em campo?
Perdeu a possibilidade de assegurar a vaga na final do Gauchão e ter um mês para se preocupar só com a Libertadores. Agora, a sua teimosia, nos fará penar nos dois campeonatos, com grande possibilidade de fracassar nos dois.
Isto é a retranca intelectual. Mais séria do que a opção de entrar num grenal com apenas um atacante e com uma população de volantes.
Começou o ano perdendo dois grenais, perdendo dois preciosos pontos em casa na Libertadores (contra um time medíocre). O que falta para ver que não dá? Wagner Mancini foi demitido invicto no posto para dar lugar a este senhor. Porque a diretoria não tem a mesma ousadia para substituir este limitado de carteirinha?

2 comentários:

Claudio Lucio Augusto disse...

Enquanto isso, o Joinville Esporte Clube, time de nenhuma divisão goleou o Figayrense, ex série A, por 4 tentos a 2, no Catarinense. Em São Paulo, o Corinthians, no Paulistão, que teve o time escalado pra ser ofensivo não passou de um mísero empate em 1x1 contra o Marília, time de bolacha. (só queria desabafar e falar sobre algo diferente...)

Indignado disse...

Chega de Roth!

O Grêmio é muito grande para a inteligência e coragem do Roth!

Precisamos gritar agora, ou será tarde demais.

Aos que se interessarem, criamos um blog específico para manifestar a insatisfação da torcida gremista para com o treinador.

www.fora-roth.blogspot.com

Abraços!
Força Grêmio!