segunda-feira, 6 de abril de 2009

Que seja um metafísico!

O Grêmio tem um time modesto. Há anos compra jogadores baratos e, em algumas vezes que resolveu abrir a mão, comprou errado. Coisas do futebol. Como também é do futebol o fato de que alguns de nossos mais valorosos títulos foram vencidos com times modestos, com jogadores cujos nomes foram virtualmente cobertos pela poeira do tempo. Os times modestos e vencedores eram impulsionados pela mítica da alma castelhana. O velho Grêmio de resultados e jogo feio, de vitória e chutões, de minguados um a zero e taça no armário.

Nos últimos anos a inanição tricolor tem se dado pela falta deste componente mítico, metafísico, que já nos fez vencer o invencível e angariar a fama de imortais. Por que? Porque, desde a saída de Mano Menezes, ninguém injetou esta cultura aguerrida no vestiário. Vagner Mancini nem teve tempo de mostrar ao que veio e este que não se deve repetir o nome, implantou o reino da desculpa. Um racionalismo fajuto, um conhecimento de almanaque, que suprime a gana de vencer e a vontade de lutar.

Daqui algumas horas, teremos um novo treinador. Que seja alguém capaz de restaurar a alma castelhana do time. O plantel é modesto, já disse, mas há gente guerreira lá. O Herrera, por exemplo, não é este molenga que temos visto. Este menino Adilson, já mostrou que tem DNA tricolor. Mas não vou me estender em exemplos. Dá para fazer este elenco render, afirmo.

Precisamos de um técnico com sangue nas veias, com vontade de vencer, que não se desculpe, que se envergonhe com derrotas, que se indigne com corpo mole, que faça o time jogar com o que tem e como pode. Um técnico que vença, que entenda o Grêmio e sua metafísica.

Se o time brigar de verdade a gente aplaude, até perdendo. Já cantamos o nosso hino cheio de tristeza e lágrimas exaltando, mesmo na derrota, o espírito guerreiro. Mas não admitimos desculpas e elucubrações derrotistas.

Agora é a Libertadores. O nosso habitat, a nossa copa. A mítica tricolor está no seu terreno preferido, só precisamos de quem a faça brotar e crescer.

Nenhum comentário: