segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

O principal reforço é...

Não assinei o Gauchão pelo cabo. E na tarde do domingo, muito quente, fiquei lendo algumas coisas no computador e ouvindo Grêmio e Novo Hamburgo pela internet, rádio Gaúcha. E pensei algumas coisas que compartilho agora:

1 – O principal reforço do Grêmio neste ano é... Souza. Todos sabem que o cara tem muito futebol, mas ele estava escondido nas entranhas iluminadas do esquema Celso Roth. Agora, finalmente o cara aparece onde sempre deveria ter estado, no meio, armando com o Tcheco, andando por todos os lados, confundindo a defesa, oferecendo e recebendo assistência. Assim, a grande novidade do ano, o acréscimo de qualidade, veio do próprio vestiário ou, pasmem, do banco de reservas. Os engraçadinhos da Gaúcha chamaram-no de Showza, depois do segundo gol. Tô louco para ver isto pela TV, quem sabe no Grenal.

2 –A Diretoria do Grêmio segue convicta na sua política de gastar pouco. Talvez não tenha mesmo outra possibilidade. Mas dá para se acreditar que o plantel que está no Olímpico pode ir a algum lugar, de preferência a Libertadores. A base que ficou do ano passado ajuda a acelerar o entrosamento e há alguns destes “talentos baratos” que estão correspondendo à expectativa: Os laterais Ruy, Fábio Santos e Jadilson são produtivos; o Diogo parece ser um bom pitbull; Alex Mineiro é o mais promissor; e o Herrera... vamos ver.

3 – O desenho do time com ensaios de 3-6-1 parece interessante. Um equilíbrio entre o atrevimento e a retranca. O esquema planta um camisa 5 na frente dos 3 zagueiros e “solta” o meio campo para ir para a frente. O time fica compacto como se fosse um 5-5. Mas vamos esperar que Seu Celso não trabalhe o ano inteiro com um único esquema, sem repertório de alterenativas, senão em 2 meses estaremos manjados, como ocorreu na Brasileirão.

4 – O Grenal de Erechim, no próximo domingo, émo jogo mais importante antes da Libertadores. Menos pelo que ela possa representar na tabela do campeonato gaúcho, muito mais pelo significado simbólico do confronto. Mas vamos considerar que eles estão jogando o campeonato, nós estamos nos preparando para conquistar a América.

5 – Acho que dá para sonhar com a Libertadores.

PS: Colegas mosqueiros, acabou as férias. Vamos blogar!!

Nenhum comentário: