segunda-feira, 6 de julho de 2009

Planejar é preciso

Após uma desclassificação trágica do Grêmio na Libertadores, alguns aspectos precisam ser analisados para seguir por um caminho bem menos tortuoso no Brasileirão. A vitória sobre o Atlético-PR acalma, em parte, os ânimos dos torcedores mais exaltados. Para alguns destes, se já não bastasse a eliminação da Libertadores, ainda sofreram com a truculência da Brigada Militar em frente aos portões de acesso ao Olímpico...

É momento de planejamento. Planejamento estratégico. Para isso algumas mudanças são necessárias. "Intocáveis", só Victor, Réver e Souza.

Léo - Há tempos deixou de ser o zagueiro que despertou o interesse de grandes equipes européias. Alterna boas exibições com falhas grotescas. Jovem ele é. Inexperiente não. Nada que muito treino e uma boa conversa ao pé do ouvido não possa corrigir.

Thiego - Projeto de zagueiro. Nem projeto de lateral. Melhor ver o esforçado Makelele pela lateral-direita do campo.

Joilson - Se o Autuori deixar, vai poder começar a mostrar seu futebol apenas a partir de agora.

Ruy - Já era. Jogador que é sacado da equipe por não estar jogando nada e pede pra sair do clube tem mais é que ser negociado.

Rafael Marques - Bom reserva.

Fabio Santos - Autuori não põe Jadilson em seu lugar porque Jadilson é ala, enquanto Fabio é lateral. Tudo isso é teoria. Na prática Fabio é como um pato que nada e corre, mas não faz nenhuma das duas coisas direito.

Jadilson - Chegou como grande promessa para a ala diretia, ainda no esquema 3-5-2 de Celso Roth. Deve treinar muito mal, pois nem com Celso era titular.

Adilson - Tem futuro. Em vários jogos compensa a falta de qualidade no toque de bola com muita garra e determinação. Mas ainda falta um xerife para esta posição.

Túlio - Não estava servindo no Corinthians e acreditei que pudesse se encaixar no Grêmio. Que nada!  É como um carro 1.0 subindo a serra com o ar condicionado ligado e com 5 pessoas dentro.

Tcheco - Tudo tem seu tempo. O de Tcheco no Grêmio já passou e faz algum tempo. Os únicos dois recursos que ainda dispunha como diferencial (bola parada e passe preciso) já não funcionam mais. Não adianta mandar os zagueiros para a área na cobrança de escanteio pois ele cobra a meia-altura. Em resumo: é sofrível ver um jogo do Tricolor com Tcheco em campo.

Douglas Costa - Li que alguns grandes clubes europeus estão interessados no atleta. Especulações apontam o Manchester United como favorito nesta investida, que poderia ser em torno de R$ 60 milhões (duvido). Se não for ter sequência de jogos é melhor vender. Até porque acho difícil mostrar o que dizem que ele sabe. Não mostrou quase nada até agora. 

Alex Mineiro - Talvez a maior decepção em termos de contratação dos últimos 7 ou 8 anos do Grêmio. Tem postura de craque, passe e posicionamento refinado, mas é atacante de área e precisa fazer gols. Como não faz, não serve para o time. A única solução poderia ser colocá-lo no lugar de Tcheco, encostando em Maxi López e Herrera, com Souza sendo o homem de mais movimentação no meio-campo e caindo pelas alas.

Herrera - Uma usina para acender uma lâmpada. Mesmo assim tem a cara do Grêmio e ainda pode engrenar, sobretudo ao lado de Maxi.

Maxi López - "La Barbie" é "centravantão" trombador que sabe jogar futebol. Guerreiro, ainda pode dar muitas alegrias a torcida. É esperar pra ver.

Jonas - Já teve todas as oportunidades que merecia. Hora de pegar o par de chuteiras e se mandar. Quem sabe Portuguesa, Goiás...

Perea - O Grêmio já tentou negociá-lo com Palmeiras e Flamengo este ano, mas infelizmente não houve acerto. Uma pena! Adoraria vê-lo formar dupla de ataque com Obina.

Orteman - Quet tal abrir mais uma vaga para estrangeiro no plantel gremista? Orteman foi eleito o melhor jogador da Libertadores no distante ano de 2001. 

Há outros nomes, principalmente os jovens que ainda prometem e devem conquistar seu espaço aos poucos, como Mithyuê, Isael, e Maylson. Tem também o William Magrão que em agosto ou setembro deve voltar aos gramados, e Marcelo Grohe, que mostrou ser uma opção segura para Victor.

Autuori tem um grupo mediano nas mãos. As contratações são muito necessárias. Dois laterais, um meia ofensivo de perna esquerda e um atacante precisam chegar com urgência. Um projeto, como tanto se fala no Olímpico, só se faz com mão-de-obra qualificada. A hora é agora.

Nenhum comentário: