segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Faltam dois

Enfrentar o conhecido ou o obscuro, na altitude ou ao nível do mar, não importa! Para trazer o caneco mais cobiçado do continente para o Olímpico é preciso ter qualidade. Não me refiro a técnica simplesmente. Em uma breve análise dos atletas que já desembarcaram na Azenha e participam da pré-temporada em Bento Gonçalves percebo a falta não apenas de um atacante (e que não seja nenhum Maxi... Megaxi... Superxi... López. Precisa ser um homem de velocidade e agilidade dentro da área gremista. De mangolão já tem o Morales), mas também de um primeiro volante diferenciado. O cara para formar, juntamente com William Magrão, uma barreira diante da defesa Tricolor.

Não um volante chucro, daqueles acostumados a distribuir botinadas ao invés de bons passes, mas alguém de fibra e com experiência suficiente para impor respeito a qualquer hermano. A saída do jovem Rafael Carioca deixou uma lacuna neste espaço. Um time que preza tanto pela marcação como o Grêmio não pode simplesmente ocupar esta vaga com apostas (Tiago Dutra ou Adilson por exemplo). Embora Adilson sempre entre bem na equipe, precisa de sequência de jogos para engrenar. Não é a Libertadores a competição ideal para isso. Quem sabe o Brasileirão.

Mas se não vier ninguém (e prefiro não acreditar nisso), a alternativa que mais me agrada é deslocar William Magrão para a função antes exercida pelo Rafael e colocar o Tcheco como segundo volante, posição esta já exercida por ele em sua última passagem pelo futebol árabe. Assim Souza ganha a sua tão sonhada vaga de meia armador e Ruy "cabeça de lâmpada" seria o apoiador pelo flanco direito.

Como é impossível descobrir o que se passa pela cabeça do ilustre professor Roth apenas o início da Gauchão mostrará um esboço da equipe. Com mais dois bons jogadores para as posições citadas o Grêmio entra bem (ao menos no papel) para buscar o tri da América. É aquele time sem luxo algum. As grandes alegrias anteriores vieram com times assim. Basta repetir a dose. Goleadas de 1x0, carrinhos na lama e taça no armário.

Nenhum comentário: