segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

De molho

"Capacidade de demonstrar o seu talento em momentos de grande pressão, aliando habilidade, oportunismo e um estilo tido como elegante". Esta é apenas uma das definições da Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/) para o ex-jogador holandês e hoje técnico Marco Van Basten. O atacante de estilo refinado e preciso na pontaria se tornou um dos grandes atacantes da história do futebol mundial, conquistando o prêmio de melhor do mundo em 1992. Mas em 1995, aos 30 anos, Van Basten anunciou o fim prematuro de sua carreira, fruto de seguidas contusões que o talharam a capacidade de continuar atuando em alto nível.

Tantos outros craques já enfrentaram o mesmo problema. No Departamento Médico do Olímpico está a maior promessa de craque dos últimos anos: Mithyuê. Eleito o melhor jogador do último Campeonato Brasileiro Sub-20, disputado no final do ano passado, o garoto de 19 anos que deixou o futsal do Joinville (onde já mostrava suas qualidades) para fazer parte do elenco de juniores do Grêmio, pára por 6 meses devido a uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.

Sem qualquer comparação técnica com Van Basten; até porque Mithyuê atua no meio-campo enquanto o holandês era homem de área. Somente para mostrar que uma lesão mal curada pode estragar toda uma carreira. Mithyuê é daqueles que não "dá bola" para o adversário. Vai pra cima feito um foguete e com dribles curtos e rápidos atordoa qualquer zagueiro metido a besta. Uma pena esta promessa sofrer uma grave lesão como esta, justamente no momento em que conseguiu participar da pré-temporada junto com a equipe principal em Bento Gonçalves.

Nos resta torcer para que sua recuperação seja rápida e efetiva, sem sequelas. O garoto ainda tem muito futebol para mostrar no Tricolor. Que um joelho não lhe roube o futuro promissor e a esperança do torcedor.

Nenhum comentário: