segunda-feira, 29 de março de 2010

Finalmente temos um plantel



Meio abandonado este blog, não? Ultimamente só o Diego tem cravado algumas opiniões importantes aqui. Hoje vou dar os meus pitacos.

Fiquei olhando de canto de olho este início de ano. Custei a formar uma opinião sobre o que estava acontecendo na Azenha. Hoje constato que a direção tricolor montou de forma competente o planejamento do futebol para este ano. Deixou de lado as contratações “de balaio” para se concentrar e poucos e bons nomes. No papel a mistura de veteranos com a gurizada medonha forma um dos melhores plantéis do clube nos últimos anos, certamente um conjunto capaz de chegar bem na Copa do Brasil e fazer bonito no Brasileirão. O Gauchão? Este parece que é só uma questão de dias e a gente ergue a taça.

É falso o dilema criado pela imprensa sobre a dificuldade de Silas de escalar um time com tanta gente boa para as mesmas posições. Isto pode até acontecer no pequeno Gauchão, mas na perspectiva do Brasileirão, há que se ter um plantel de primeira, peças de reposição de sobra. Um campeonato longo se decide pela qualidade do banco, na capacidade de suprir as lacunas causadas por lesões e suspensões. Assim como está, está bom.

A meninada que vem tinindo das categorias de base (que safra!!!) vai ter que disputar com gente grande, mostrar seu valor na marra. Isto é bom para eles, para o Grêmio e para o futebol, de uma maneira geral. Mário Fernandes, Mithiuê, Adilson, Bergson e Maylson são a cara desta nova geração. E nem falo do Willian Magrão, que já está crescidinho.

Já comentaram neste blog, logo aí embaixo, que a eventual saída do espetacular Victor tem proporção de tragédia. Lamento que ele venha a sair, mas acho impossível segurá-lo. O cara tem 27 anos e depois da copa terá a sua grande oportunidade de ganhar dinheiro na Europa. Não há como segurá-lo. Nos resta lamentar e acreditar que temos uma boa escola de goleiros no Olímpico. Tem o Busato, o Matheus e esta Caio, que fechou o gol do Esportivo de Bento, que pertence ao Grêmio. Perder o Victor vai ser triste, mas não uma tragédia.

Um comentário:

Diego Zucolotto disse...

Sem sombra de dúvidas que o Grêmio produz bons goleiros. Mas desde Danrlei, nenhum se destacou e se firmou tão bem na posição quanto Victor. Vou além: Victor é melhor do que foi Danrlei. É tecnicamente melhor. Faltam-lhe apenas os títulos que, se não vem, com certeza não é por culpa dele. Conversando com alguns gremistas mais antigos, ouvi que apenas a lenda Eurico Lara foi melhor que Victor (mesmo que "ninguém" o tenha visto a lenda atuar). Baseado no que vi desde sua chegada ao Olímpico, e em todas as vezes que salvou o Grêmio de resultados vexatórios, Victor é sempre o melhor em campo. Os outros disputam o 2º lugar. No final deste ano, certamente será possível vender o "quase-gol" Jonas por, pelo menos, os mesmos 5 milhões de Euros que ofereceram pelo arqueiro gremista.