quinta-feira, 13 de maio de 2010

Orgulho e preocupação

A forma como o Grêmio buscou a virada diante do Santos ontem no Olímpico foi sensacional. Empolga a torcida pela mudança de postura do primeiro para o segundo tempo e pela forma como esta reversão no resultado foi construída. Ontem vimos que o Silas é taticamente capaz de fazer a equipe crescer. Crescer justamente após um equivoco provocado por ele próprio ao iniciar a partida com três zagueiros, visando poupar Rodrigo de levar o terceiro amarelo.

O time peleador, digno de ser chamado de uruguaio por alguns, mostrou que todos neste elenco, eu disse TODOS, tem condições de mostrar que merecem vestir a camisa Tricolor. Em se tratando de raça e de força de vontade não tenho dúvidas quanto a isso.

Porém a virada esconde alguns problemas que são típicos do futebol e não são exclusivos do Grêmio, entretanto preocupam para a partida de volta. O posicionamento do setor defensivo é falho. O primeiro gol dos santistas mostrou, que por mais que se fale em marcar o jogador e não a bola, os atletas insistem em fazer o contrário. Felizmente isto é plenamente corrigível. E que assim seja para a partida da Vila Belmiro.

Mas o que mais me deixa de cabelos em pé são os erros de passe. E quantos erros. Adilson é quem mais se destaca negativamente neste fundamento. Exímio marcador, peca demais quando entrega a bola. Outro que insiste em se atrabalhar com a redonda é Hugo. Não me refiro a passes longos. Erram passes de 1 metro. E dão ao adversário a possibilidade de contra-atacar. Diante de uma equipe veloz como o Santos, erros assim podem ser fatais.

Para a partida da próxima semana não crio qualquer ilusão. A tarefa do Tricolor é por demais espinhosa. Mas como já vi esse time fazer tanta coisa só me resta acreditar. Se, tecnicamente, as coisas não saem do jeito que imaginamos, pelo menos a raça, marca registrada dessa equipe, parece estar de volta. Felizmente podemos sim sair orgulhosos por ai, com o peito estufado e dizer: Eu sou do Grêmio senhor!

Nenhum comentário: