quarta-feira, 13 de maio de 2009

A gripe dos Frangos

O México possui uma população de aproximadamente 109 milhões de pessoas. Em 1620 delas foi confirmada a chamada gripe suína. Ou seja, 0,001% da população mexicana foi afetada pela doença. As últimas notícias de lá apontam um controle cada vez maior sobre o avanço desta mazela.

Mesmo assim, atendendo a pressão de dois clubes (São Paulo e Nacional-URU) COVARDES e MEDROSOS, a Conmebol comunicou a eles que não deveriam viajar ao México para realizar o primeiro jogo das oitavas-de-final da Libertadores, sob pena de poderem sofrer os efeitos da tal gripe. E não me venham dizer que esta foi uma decisão unilateral da Confederação. A trágica opção encontrada foi a realização de somente uma partida, na casa dos covardes. Como não poderia deixar de ser, os clubes e a Federação Mexicana rejeitaram a idéia e comunicaram a exclusão dos dois da competição. Com isso, São Paulo e Nacional estão automaticamente classificados para as quartas-de-final, sem precisar jogar. Uma grande vantagem, sobretudo para quem participa paralelamente de um campeonato nacional e sofre com o desgaste físico.

Talvez este seja o primeiro post que não fale do Imortal e não significa receio ou medo em enfrentar qualquer uma destas duas equipes favorecidas nas próximas fases da Libertadores. Serve apenas para destacar que, por um canetaço, a LA09 está manchada. Privilegia alguns, desprestigia outros. Ao invés de sugerir uma saída mais diplomática para o problema, mancha sua principal competição.

Os clubes mexicanos não deverão mais participar da Libertadores. Convenhamos, algo que, realmente, jamais deveria ter acontecido. Afinal, os tequileiros buscam a classificação para o Mundial de Clubes através de uma competição organizada pela Concacaf. Isto significa que, mesmo se algum deles vencesse a Libertadores, quem se classificaria para o Mundial seria o vice-campeão (desde que também não fosse mexicano).

Com uma atitude irresponsável destas, digna de um dramalhão mexicano, a Conmebol e os clubes envolvidos mostram os sintomas do mal que os afeta. E não estou falando da gripe suína...

Um comentário:

Altemir Clemes disse...

Pior do que Classificarem o Nacional e SP diretamente, foi o desrespeito com os classificados em 3ºs nos grupos dos desistentes!
Pois eles é que deveriam assumir a vaga e não, simplismente, fazer os adversários pular uma fase!
Uma vergonha!