terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Na mosca! Mas nem tanto...

A diretoria do Grêmio foi pontual nas contratações para a temporada 2010. Trouxe jogadores que já deram certo em outros clubes ou com boas chances de serem opções válidas no banco de reservas. Hugo é o pé esquerdo habilidoso que a diretoria tanto procurou durante 2009 inteiro. Borges tem faro de gol suficiente para fazer a torcida esquecer Maxi López, embora o argentino tenha a vantagem de ser melhor no jogo aéreo. Leandro não desiste nunca e bate bem na bola. William e Ferdinando vieram do Avaí com a vontade de se destacar em um grande clube. Maurício vem para suprir a vaga deixada por Leo, que já não vinha repetindo as mesmas atuações da época em que foi convocado para a Seleção Brasileira. Ainda tem o Douglas, meio-campista habilidoso e de toque fácil e preciso, que chegou hoje a Porto Alegre e já figura com a camisa Tricolor no site do clube.

Mas infelizmente a chegada de Douglas foi ofuscada pela notícia da venda de Réver, o melhor zagueiro em atividade no país atualmente, para o Wolfsburg da Alemanha por míseros 5 milhões de euros. Fruto de um contrato mal feito onde há uma cláusula que obriga o atleta a ser vendido por esta quantia, desde que paga a vista. Embora o negócio ainda não esteja 100% confirmado, tudo leva a crer que Réver é mais um a deixar o Grêmio por uma quantia irrisória. Para piorar, apenas 55% deste valor (pouco mais de 7 milhões de reais) vem para os cofres gremistas. Uma pena.

Resta ao clube fazer uma reposição a altura, e depressa. A torcida aguarda também o lateral-direito e, quem sabe, mais um ou outro atleta para completar o elenco para este primeiro semestre. Com o Gauchão e a Copa do Brasil como "obrigação", o Grêmio inicia 2010 melhor que 2009. Ao menos no papel. Vejamos os comandados de Silas na ativa, entrosados, trazendo taças para o Olímpico. Só assim a diretoria terá acertado realmente.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Bem-vindo


O início de um ano, uma nova fase, um novo técnico. Todos esses fatores podem ter trazido ânimo ao Imortal Tricolor que tem se saído bem no Gaúchão. O fato é que o retorno de Jonas ao time tem feito diferença. Desde o jogo com o Corinthias, na segunda fase do Brasileirão, o goleador fez falta. Quem sabe não foi sua ausência o motivo que nos deixou fora da Libertadores? Áquela altura do campeonato, Jonas era artilheiro. Agora, com dois jogos ganhos no Gaúchão, mais que fazer a diferença, Jonas tem feito gols. Então, que seja bem-vindo.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Podemos sonhar em 2010?

2009, para a nação tricolor, é daqueles anos que é melhor esquecer. Opções erradas da direção nos levaram ao limbo, e ali minguamos melancolicamente. Sobrou pouco dos conceitos de técnico intelectualizado, mas pouca gente importante deixou o elenco. Tcheco já tinha passado do ponto, Léo tem reposição (é bom o Mário Fernandes), Herrera e Perea dispensam comentários. Maxi Lopes sim, vai fazer falta.

As reposições de elenco, especialmente com Borges e Hugo são boas. Ferdinando, Wilian, Henrique são figuras para a gente ver no que vai dar. Nos que ficaram tem Souza, Wilian Magrão, Mailson, Réver e tantos outros que compõem a base com que Silas vai trabalhar. E tem a expectativa com a gurizada medonha: Douglas, Mitiuê, etc...

Silas, aliás, é a grande incógnita deste início de temporada. Se ele deixou os corações avaianos partidos, não chegou a empolgar os tricolores. Vai ser sua primeira experiência time de tradição como o Grêmio. Pode dar certo, porque já deu com Tite, Mano e até com Felipão. Vamos ter que esperar para ver. Se ele não abdicar da “alma castelhana” como fez o Autuori, já estará bem melhor.

Em resumo, acho que entramos 2010 melhor do que no ano passado. O plantel está mais maduro e cheio de promessas interessantes. Dá para sonhar com pelo menos o Gauchão e a Copa do Brasil? Claro que sim! Mas agora precisamos ver o time em campo, ver de que Silas é capaz.