quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Imperdível

Não dá para deixar de ver a postagem que o gremistão Felipe Lenhart fez no seu blog. Uma homenagem espetacular ao imortal Danrlei. Passe lá e emocione-se também.

Ps.: Neste período de entressafra é difícil manter o blog atualizado, pelo menos sem cair na chatice das especulações da mídia. Vamos que vamos, devagarinho, até a chaleira esquentar.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Final feliz.

Outra do Frank Maia.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Corpo mole?












Charge do flamenguista/avaiano Frank Maia, no jornal A Notícia.
Aproveite e conheça o divertido Blog do Frank.


quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

A hipocrisia veste vermelho (texto de Marcelo Aiquel)

Hipocrisia: Manifestação de fingidas virtudes, fingimento, falsidade. (fonte Michaelis, Moderno dicionário da língua portuguesa)

Tenho acompanhado, entre estupefato e incrédulo, as diversas “opiniões” e declarações que estão sendo jogadas ao vento por pessoas que deveriam ter – no mínimo – um pouco de sensatez, juízo, e, principalmente, boa memória, para não parecerem ridículos neste episódio envolvendo o jogo Grêmio e Flamengo, no próximo domingo.

A cada nova notícia publicada nos jornais e sites da internet, a cada nova entrevista divulgada na mídia, me deparo com coisas inacreditáveis, na sua maioria de lavra (autoria) de eminentes personagens do futebol e/ou da nossa sociedade.

O debate sobre a “obrigação” do Grêmio vencer o jogo (coisa que só foi capaz de fazer UMA única e solitária vez em 18 partidas disputadas fora de seu estádio, neste campeonato brasileiro, e assim mesmo contra o penúltimo colocado!) é recheado de frases dignas de um picadeiro circense:

De parte dos normalmente responsáveis dirigentes colorados, especialmente dos ilustrados Fernando Carvalho e Vitório Pífero, tenho escutado declarações que poderiam ser roteiro de uma comédia, não fossem pronunciadas de forma irresponsavelmente sérias. Intromete-se o presidente rubro na seara alheia sem nenhum pudor, esquecendo-se o nobre dirigente que há apenas um ano (01/11/08) bradou do alto da sua condição de comandante supremo do SC Internacional, antes da partida contra o São Paulo, em SP, que “o Inter cuida dos interesses do Inter....O Grêmio que cuide dos dele”, ao responder aos questionamentos sobre a escalação capenga de seu time contra o então rival do Grêmio na luta pelo título. Bem, certamente as coisas mudam muito em um ano, não?

Já o sempre educado, brilhante e culto advogado F. Carvalho vocifera com a ameaça de denúncia ao STJD. Só gostaria de lembrar que, caso o jurídico do co-irmão busque esta aventura processual diante do Tribunal que por eles mesmos foi taxado de inconfiável e parcial, há bem pouco tempo, não se esqueça de iniciar a peça vestibular do seu recurso informando ao eminente Auditor Presidente daquela Corte qual foi o resultado do enfrentamento entre o poderoso “campeão de tudo” e o mesmo Flamengo, na 7ª rodada deste campeonato (21/06/09) no Maracanã: Fla 4 x 0 Inter. Portanto, seguindo o bom senso, e sem contar os notórios fracassos do tricolor fora de casa, qualquer contagem abaixo da referida já tornaria a denúncia algo infundado. Ou não?

Já das figuras famosas da cultura regional e nacional, que não se negaram a externar sua opinião na ZH de hoje, 30/11, “pesquei” dois depoimentos hilariantes: o humorista Zé Castiel, provando que realmente é um mestre na sua arte, enxerga – agora, hoje, neste momento – o tradicional adversário como um “campeão do mundo” (e não mais o campeão da Copa Toyota, como costumeiramente brindava a conquista tricolor diante de seus amigos gremistas), e saúda a “imortalidade tricolor” qualidade que até ontem sempre foi motivo de chacota nos seus comentários.

O festejado Luiz F. Veríssimo, por sua vez, leciona que o Grêmio tem que pensar no Rio Grande do Sul e na sua história, a mesma que já foi alvo de inúmeras crônicas que, recheadas de bom humor e ironia (sua marca registrada), serviram de diversão aos torcedores vermelhos. Ou quem sabe ele, no alto de sua estupenda perspicácia, respondeu à entrevista com mais uma das suas bem lançadas piadas?

Tudo isto sem contar os inúmeros colorados que tenho o prazer de privar como bons amigos, e que – invariavelmente – abastecem a minha caixa de e-mails com gracinhas relacionadas aos insucessos do Grêmio, abusando inclusive do mau gosto na famosa alcunha de GAYmistas. Pois, desde ontem, os gaymistas se tornaram a última tábua de salvação para que o ano do centenário não termine como a velha china gaudéria que só conquista o gauchão! Ah, esqueci da grandiosa e importantíssima Copa Suruga.....

Diante disso, vejo – enternecido – os amigos colorados, de forma uníssona, implorar ao adversário uma conduta ética e moral, exatamente àquela que não foi a tônica de comportamento de seu próprio time em diversos episódios recentes, e que não merecem sequer ser citados aqui, mas notórios.

Só esquecem, os irmãos vermelhos, que estão exigindo do time do Grêmio e de sua direção algo que a própria torcida tricolor exigiu – em vão – durante todo o segundo semestre do ano: uma vitória fora de casa.

Ora, se os nossos combativos jogadores não deram nem a sua apaixonada e companheira massa torcedora este prêmio, por que razão recompensariam aos seus mais convictos rivais com tamanha honraria?

Bem, mas nas mensagens e esperanças carregadas de hipocrisia, que saúdam o “bravo imortal”, há uma luz de expectativa comovente.

Tão comovente que estou pensando em pegar um voo no domingo pela manhã, desembarcar no Rio e seguir direto até o Maracanã, para – quem sabe – assistir ao meu Grêmio repetir a façanha do Uruguai em 1950 e calar o super lotado estádio monumental, dando, de presente – afinal é natal – o título que o glorioso Internacional vem perseguindo há não menos do que singelos 30 ANOS!

Encerrando, apenas deixaria uma pergunta no ar: e se fosse o contrário, alguém, de sã consciência acreditaria em uma conduta diferente?

Com a palavra os nobres defensores do brioso co-irmão.